terça-feira, 31 de agosto de 2010

Serra do Açor... ou perto dela

Um fim de semana passado na terra do avô, ou seja, uma aldeia entre Tábua e Arganil (quem não sabe e quiser saber...vá ao mapa procurar)...

Para começar que tal dar um belo mergulho no Rio Alva, numa aldeia chamada Secarias. Uma pequena barragem faz as delicias dos miúdos e graúdos...

Continuando, fui dar a vila de Coja, no município de Arganil, vale uma visita para os amantes da fotografia, dado que tem sítios maravilhosos para fotografar, já para banhistas eu não recomendo, infelizmente.


Em Coja encontrei uma placa que dizia Fraga da Pena, disse para mim, ai está um recanto ao qual nunca fui, nem sequer sabia o que esperar...


Estacionei o carro e comecei a caminhar serra a dentro, literalmente. O trabalho de recuperação do passadiço é incrível, todo em laje de xisto...


Começa-se a descer e ouve-se os fantásticos sons da natureza... pássaros, folhas a mexer e... água. Encontramo-nos a imaginar no que iremos encontrar, mas acho que qualquer imagem que nos passa pela cabeça não chega a isto:


Passando a ponte e ouvindo água a cair, tem-se esta imagem... não há palavras para descrever...


Do meio da pequena lagoa formada pela Cascata Fraga da Pena, dá para perceber a transparência da água... Simplesmente um sítio mágico!


Por fim o passeio terminou com uma tentativa de ida a uma das aldeias mais típicas de Portugal, o Piodão.
Existe um trabalho de recuperação das casas em xisto e telhados de laje, à noite com a aldeia iluminada é chamada "Aldeia Presépio".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Évora

Isto de estar muito tempo sem escrever no blog não vai com nada... ainda por cima quando durante estes 5 meses há tantas histórias para contar, tantos sítios para mostrar...
Na véspera da Revolução dos Cravos, lá fui eu almoçar a Évora e passear por terras além Tejo. Pena foi o tempo chuvoso que apanhei.


Para começar, mal chegamos fomos almoçar (como não podia deixar de ser) se bem que podia ter sido um pouco melhor, menos quantidade, mais qualidade, mas enfim não se pode ter tudo.


Assim para "desmoer" o almoço iniciamos o típico passeio pela zona histórica da cidade, Praça do Giraldo (pena estar em recuperação e como tal não existe foto).


Subir a rua até à Sé...

Virar à esquerda para o Templo Romano de Évora também conhecido como Templo de Diana.


Está imagem temos uma bela perspectiva do Templo de Diana com a Pousada dos Lóios ao fundo.


O dia ainda era um criança e como tal decidimos ir até Reguengos de Monsaraz. A entrada na vila é feita por este pórtico.


O chão da vila é todo feito por este tipo de empedrado. Eis a igreja...


A vista de parte da muralha é absolutamente fantástica, água, devido à barragem do Alqueva.

Acabo este passeio pelo Alentejo com uma vista sobre a rua principal de Monsaraz tirada da praça de touros.