terça-feira, 31 de agosto de 2010

Serra do Açor... ou perto dela

Um fim de semana passado na terra do avô, ou seja, uma aldeia entre Tábua e Arganil (quem não sabe e quiser saber...vá ao mapa procurar)...

Para começar que tal dar um belo mergulho no Rio Alva, numa aldeia chamada Secarias. Uma pequena barragem faz as delicias dos miúdos e graúdos...

Continuando, fui dar a vila de Coja, no município de Arganil, vale uma visita para os amantes da fotografia, dado que tem sítios maravilhosos para fotografar, já para banhistas eu não recomendo, infelizmente.


Em Coja encontrei uma placa que dizia Fraga da Pena, disse para mim, ai está um recanto ao qual nunca fui, nem sequer sabia o que esperar...


Estacionei o carro e comecei a caminhar serra a dentro, literalmente. O trabalho de recuperação do passadiço é incrível, todo em laje de xisto...


Começa-se a descer e ouve-se os fantásticos sons da natureza... pássaros, folhas a mexer e... água. Encontramo-nos a imaginar no que iremos encontrar, mas acho que qualquer imagem que nos passa pela cabeça não chega a isto:


Passando a ponte e ouvindo água a cair, tem-se esta imagem... não há palavras para descrever...


Do meio da pequena lagoa formada pela Cascata Fraga da Pena, dá para perceber a transparência da água... Simplesmente um sítio mágico!


Por fim o passeio terminou com uma tentativa de ida a uma das aldeias mais típicas de Portugal, o Piodão.
Existe um trabalho de recuperação das casas em xisto e telhados de laje, à noite com a aldeia iluminada é chamada "Aldeia Presépio".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Évora

Isto de estar muito tempo sem escrever no blog não vai com nada... ainda por cima quando durante estes 5 meses há tantas histórias para contar, tantos sítios para mostrar...
Na véspera da Revolução dos Cravos, lá fui eu almoçar a Évora e passear por terras além Tejo. Pena foi o tempo chuvoso que apanhei.


Para começar, mal chegamos fomos almoçar (como não podia deixar de ser) se bem que podia ter sido um pouco melhor, menos quantidade, mais qualidade, mas enfim não se pode ter tudo.


Assim para "desmoer" o almoço iniciamos o típico passeio pela zona histórica da cidade, Praça do Giraldo (pena estar em recuperação e como tal não existe foto).


Subir a rua até à Sé...

Virar à esquerda para o Templo Romano de Évora também conhecido como Templo de Diana.


Está imagem temos uma bela perspectiva do Templo de Diana com a Pousada dos Lóios ao fundo.


O dia ainda era um criança e como tal decidimos ir até Reguengos de Monsaraz. A entrada na vila é feita por este pórtico.


O chão da vila é todo feito por este tipo de empedrado. Eis a igreja...


A vista de parte da muralha é absolutamente fantástica, água, devido à barragem do Alqueva.

Acabo este passeio pelo Alentejo com uma vista sobre a rua principal de Monsaraz tirada da praça de touros.

sábado, 10 de abril de 2010

Passeio por Sintra

Cá estou eu de volta 2 meses depois do ultimo post.

Mas tenho a dizer que este fim de semana foi muito produtivo, ou melhor o final de sábado de tarde... deu para passear por Sintra.

Comecei pelo centro da vila bem perto do Palácio Nacional de Sintra com vista para o Castelo dos Mouros.


Uma bonita vista sobre o Palácio Nacional, numa excelente tarde de sol.


Do outro lado do vale e com vista privilegiada sobre o Palácio encontram-se estás duas maravilhosas casas senhoriais.



Já no parque da pena, a subir para o Palácio, encontramos esta Entrada dos Lagos.



Já dentro do do Parque da Pena, por um dos diversos caminho que existem e quando tirava fotografia a uma flor (não podia deixar de ser) este belo melro foi poisar a meu lado...


Dos terraços do Palácio da Pena conseguimos observar esta estátua, em homenagem aos guerreiros.


Também temos esta vista maravilhosa sobre Lisboa, mesmo que muito ao longe.


Está é uma janela muito conhecida, um pórtico alegórico com a representação do Tritão.

Uma bonita fotografia do páteo dos arcos, sobre o final de tarde soalheira.

Uma vista excepcional sobre o Castelo dos Mouros...


Esta torre é simplesmente lindíssima, Guarita, de seu nome, se não me engano:


Já fora do Parque da Pena.


Com uma torre bem bonita, que vou ter de aprofundar o seu significado...

No caminho para Colares, esta ponte, com esta árvore em flor despertaram-me a atenção.


A descer a serra de Sintra ao longo do caminho existem enumeras quedas de agua...


... decorrentes de muitas pequenas represas.


Para terminar este passeio, o pôr do sol na Praia Grande...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ao fim de muito tempo...

... consegui algum para tirar fotos...

Confesso que nem sequer foram muitas, mas ao fim de tantos meses fez-me mesmo bem. Um fim de tarde na Costa.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Budha Eden

Ao fim de algum tempo, finalmente fui passear... pena foi o dia estranho que estava, mas deu para tirar muitas fotos.

Fui a um sitio que já me tinham falado... a Quinta dos Loridos, mais concretamente o Budha Eden, ou Jardim da Paz.
Este jardim foi idealizado e concebido pelo Comendador Berardo,, em resposta à destruição dos Budhas Gigantes de Bamyan.

Começa com uma imponente entrada, até parece que mudamos de país.


As estátuas têm um significado, essa para mim é uma falha do jardim, ainda não haver uma ligação e explicação das estátuas. Mas acredito que quando estiver finalizado, em Dezembro, existirá essa explicação.

Estas seguintes imagens estão espalhadas ao longo de uma imponente escada, que tem bastantes figuras.

Ao longo do parque temos uma visita circular, mas pelo que já deu a perceber vão haver bem mais caminhos.

E pelo meio vamos encontrando recantos muito bons, este é um bem próximo de um novo lago que se está a construir.

O jardim conta com cerca de 6000 toneladas de mármore e granito, Budhas, lanternas, estátuas de Terracotta, e várias esculturas que foram colocadas cuidadosamente entre a vegetação

Neste "miradouro" temos uma vista maravilhosa sobre a zona do Bombarral, e as vinhas da Quinta dos Loridos.

Esta é a vista sobre o lago principal do Jardim. Ao fundo não é muito visível mas situa-se a parte da Quinta, onde são produzidos os vinhos, onde se realizam festas.

E é esta a vista que as estátuas de Terracotta têm sobre o lago.

Os soldados de Terracotta foram construídos para defender o imperador Qin, responsável pela construção da Muralha da China, na vida após a morte. Foram encontrados após um camponês escavar um poço, a 5 mt de profundidade.

Deixo-vos com mais fotografias....

Se tiverem oportunidade passem por lá, é um dia muito bem passado, com os amigos, com a família ou simplesmente sozinhos.

domingo, 6 de setembro de 2009

Flores

A tarde de sábado foi passada em casa de um amigo em Fernão Ferro, na qual tirei umas quantas fotos a flores, lembrei-me de partilhar as fotografias que fui tirando a flores.

Esta foi a fotografia tirada lá em casa, de uma abelha sobre uma Coroa Imperial.

Esta fotografia foi tirada em Cabo Verde se bem que esta flor existe muito em Portugal, chama-se Hibisco.

Esta Rosinha de Santa Teresinha, deixa um cheirinho excelente no corredor em Tomar.

Esta Rosa também é de Tomar mas é especialmente bonita pela forma malhada das petolas...

Eu não sei o nome desta planta mas tem faz um efeito muito bonito.

Para finalizar esta mensagem deixo-vos, com uma fotografia que não tem nada a ver com flores, mas que foi tirada em casa do amigo, esta fantástica lua cheia.