terça-feira, 6 de setembro de 2011

Galiza

Uns dias de descanso aproveitados para visitar a Galiza (pelo menos parte dela).

O primeiro ponto de parada foi em Vigo, com as suas bonitas construções, como pode-se verificar por este exemplo:

Uma imagem de marca de Vigo são os seus viveiros de peixe e marisco que vão salpicando a ria.


O ponto seguinte da paragem foi Santiago de Compostela, Património da Humanidade, onde chegam centenas de peregrinos diariamente.
Com o ex libris centrar a Catedral, contudo a cidade e a região tem mais para ver.


La Coruña, uma cidade que me surpreendeu, pela sua beleza e praias.
Para começar porque não uma visita a pé pela cidade, sem duvida a melhor forma de se descobrir a corunha.
O imponente Ayuntamiento de La Coruña:


Outro passeio bastante interessante é o passeio marítimo, a começar pelas famosas "galerias", este conjunto de edifícios com as varandas envidraçadas:

Se calhar o edifício mais emblemático da cidade e o Faro de Hercules, um farol romano ainda em funcionamento:


A caminho do monte de San Pedro, podemos observar este magnifico banco, o polvo. Não consegui perceber a simbologia...será porque a especialidade da zona o pulpo?


Já no monte, podemos andar no monumental miradouro panorâmico:


Que nos leva ao alto do monte onde se avista maravilhosamente a cidade, com as praias Orzán e Riazor:


O ultimo ponto desta visita foi o Faro Fisterra, onde começa um dos Caminhos de Santiago:

 Por fim iniciamos a vinda para Portugal pelas Rias Baixas, uma beleza natural: 


terça-feira, 19 de julho de 2011

Distrito de Braga

Mais um fim de semana mais uma voltinha... desta vez com muito para ver, vamos por partes.

Primeira paragem: Barcelos.
Com uma bonita fonte no meio do parque da feita, com o Hospital em pano de fundo:

A Igreja do Bom Jesus da Cruz, ou u Nossa Senhora do Terço, não consegui perceber: 

Junto ao posto de Turismo, conseguimos observar este belo exemplar do Galo de Barcelos:

Do lado de Barcelinhos conseguimos ter uma imagem muito bonita, sobre a Ponte.

No Paços de Concelho, também existe um Galo que permite uma fotografia muito bem enquadrada:

Segunda paragem: Viana do Castelo
Sempre que venho até esta cidade à beira mar plantada fico maravilhada com a Santa Luzia. A imponencia da igreja....

Os fantásticos vitrais:

E a sua vista:


Terceira paragem: Braga
Pela cidade estive muito pouco tempo, especialmente à noite, durante o dia deu para ir ao Sameiro:

Onde existe um cacto muito estranho mas que faz um efeito muito engraçado:

Do Sameiro ao Bom Jesus é um saltinho e como tal nao pude deixar de ir. Bom Jesus com um parque muito bonito em que a meu ver tem o ponto alto nesta especie de gruta:

Depois a igreja virada para a cidade, indeflizmente o tempo não permitiu tirar umas forografias à cidade.

A tarde foi passada no Gerês, passando pela Albufeira da Caniçada:

O velho hotel do Gerês, muito bem recuperado:

E as cascatas pela serra a fora...


Porto

Um fim de semana e uma fugidinha até ao Porto... Digamos que em um dia pouco deu para ver, mas do que me foi mostrado até fiquei bastante bem impressionada.

Passeio começou por almoçar na zona da ribeira, onde do lado de Gaia podemos observar as diversas caves de Vinho do Porto, ou pelo menos das marcas:


Enquanto decidíamos onde almoçar, deu para tirar a fotografia típica às construções da Ribeira: 

Virando ao rio Douro, uma das imagens emblemáticas do Porto, a Ponte D. Luís:


Depois do almoço porque não ir até à Avenida dos Aliados com os Paços de Concelho a topo:

Em seguida uma passagem de fugida pela Rotunda da Boavista com a famosa estátua:


Por fim e porque tínhamos de voltar, não podia deixar de passar pela Torre dos Clérigos:


sábado, 18 de junho de 2011

Barcelona

Barcelona...uma cidade fantástica.

Mesmo em Fevereiro consegue ter aquela luz especial e a mística. Ponto inicial da viagem, Praça da Catalunha,com os jardins arranjados

Primeiro passeio pela cidade, descer as Ramblas até ao mar.

Uma das paragens obrigatórias nas Ramblas é o Mercado de La Boqueria...

...onde podemos desfrutar de uma selecção inpresssionante de frutas, com uma forma divertida de colocação:

Um pouco mais abaixo podemos verificar a loja dos chapéus

Brindando o Mosaico de Miró...arte em plenas Ramblas.

Acabamos a descida das Ramblas na Estátua de Cristóvão Colombo:

Ao longo do Passeig de Colom, até ao Palácio dos Correios, podemos observar estas estátuas.

Indo pelas ruelas do bairro gótico, vamos dar à Catedral de Barcelona.

O segundo passeio foi em direcção à Sagrada Família mas antes com uma vista sobre uma bonita arena de Touros:

Com a Fachada da Paixão:

Jardim com vista para Fachada da Natividade:

Em Montjuic para além de toda a envolvência do Monte Olímpico, podemos também observar a torre Calatrava:

Continuando e um pouco mais à frente podemos encontrar a Fundação Joan Miro, entre várias peças da exposição permanente podemos encontrar a seguinte:

Outro dos pontos de passagem obrigatória é o Parque Guell desenhado por Gaudi. Podemos passear pelo Viaducte del Garrofer:

Chega-se à Plaça de la Natura:

Que por de baixo contem a Sala Hipóstila, que é composta por 86 colunas, maravilhosamente decoradas:

Na escadaria que dá acesso à entrada podemos observar o famoso lagarto que por diversas vezes é confundido com um dragão.

 Um dos icons da construção da cidade, a Torre Agbar inspirada em  Montserrat: 

Um sitio interessante para se passar umas horas a descansar é o Parque da Cidadela, onde podemos observar o Parlamento Catalão:

E ainda a famosa Cascada

Por fim uma ida à Lá Pedrera, desenhada por António Gaudi, também conhecida por Casa Milà:

Com o seu telhado convertido num parque de esculturas, tem chaminés que lembram guerreiros medievais.