sábado, 10 de abril de 2010

Passeio por Sintra

Cá estou eu de volta 2 meses depois do ultimo post.

Mas tenho a dizer que este fim de semana foi muito produtivo, ou melhor o final de sábado de tarde... deu para passear por Sintra.

Comecei pelo centro da vila bem perto do Palácio Nacional de Sintra com vista para o Castelo dos Mouros.


Uma bonita vista sobre o Palácio Nacional, numa excelente tarde de sol.


Do outro lado do vale e com vista privilegiada sobre o Palácio encontram-se estás duas maravilhosas casas senhoriais.



Já no parque da pena, a subir para o Palácio, encontramos esta Entrada dos Lagos.



Já dentro do do Parque da Pena, por um dos diversos caminho que existem e quando tirava fotografia a uma flor (não podia deixar de ser) este belo melro foi poisar a meu lado...


Dos terraços do Palácio da Pena conseguimos observar esta estátua, em homenagem aos guerreiros.


Também temos esta vista maravilhosa sobre Lisboa, mesmo que muito ao longe.


Está é uma janela muito conhecida, um pórtico alegórico com a representação do Tritão.

Uma bonita fotografia do páteo dos arcos, sobre o final de tarde soalheira.

Uma vista excepcional sobre o Castelo dos Mouros...


Esta torre é simplesmente lindíssima, Guarita, de seu nome, se não me engano:


Já fora do Parque da Pena.


Com uma torre bem bonita, que vou ter de aprofundar o seu significado...

No caminho para Colares, esta ponte, com esta árvore em flor despertaram-me a atenção.


A descer a serra de Sintra ao longo do caminho existem enumeras quedas de agua...


... decorrentes de muitas pequenas represas.


Para terminar este passeio, o pôr do sol na Praia Grande...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ao fim de muito tempo...

... consegui algum para tirar fotos...

Confesso que nem sequer foram muitas, mas ao fim de tantos meses fez-me mesmo bem. Um fim de tarde na Costa.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Budha Eden

Ao fim de algum tempo, finalmente fui passear... pena foi o dia estranho que estava, mas deu para tirar muitas fotos.

Fui a um sitio que já me tinham falado... a Quinta dos Loridos, mais concretamente o Budha Eden, ou Jardim da Paz.
Este jardim foi idealizado e concebido pelo Comendador Berardo,, em resposta à destruição dos Budhas Gigantes de Bamyan.

Começa com uma imponente entrada, até parece que mudamos de país.


As estátuas têm um significado, essa para mim é uma falha do jardim, ainda não haver uma ligação e explicação das estátuas. Mas acredito que quando estiver finalizado, em Dezembro, existirá essa explicação.

Estas seguintes imagens estão espalhadas ao longo de uma imponente escada, que tem bastantes figuras.

Ao longo do parque temos uma visita circular, mas pelo que já deu a perceber vão haver bem mais caminhos.

E pelo meio vamos encontrando recantos muito bons, este é um bem próximo de um novo lago que se está a construir.

O jardim conta com cerca de 6000 toneladas de mármore e granito, Budhas, lanternas, estátuas de Terracotta, e várias esculturas que foram colocadas cuidadosamente entre a vegetação

Neste "miradouro" temos uma vista maravilhosa sobre a zona do Bombarral, e as vinhas da Quinta dos Loridos.

Esta é a vista sobre o lago principal do Jardim. Ao fundo não é muito visível mas situa-se a parte da Quinta, onde são produzidos os vinhos, onde se realizam festas.

E é esta a vista que as estátuas de Terracotta têm sobre o lago.

Os soldados de Terracotta foram construídos para defender o imperador Qin, responsável pela construção da Muralha da China, na vida após a morte. Foram encontrados após um camponês escavar um poço, a 5 mt de profundidade.

Deixo-vos com mais fotografias....

Se tiverem oportunidade passem por lá, é um dia muito bem passado, com os amigos, com a família ou simplesmente sozinhos.

domingo, 6 de setembro de 2009

Flores

A tarde de sábado foi passada em casa de um amigo em Fernão Ferro, na qual tirei umas quantas fotos a flores, lembrei-me de partilhar as fotografias que fui tirando a flores.

Esta foi a fotografia tirada lá em casa, de uma abelha sobre uma Coroa Imperial.

Esta fotografia foi tirada em Cabo Verde se bem que esta flor existe muito em Portugal, chama-se Hibisco.

Esta Rosinha de Santa Teresinha, deixa um cheirinho excelente no corredor em Tomar.

Esta Rosa também é de Tomar mas é especialmente bonita pela forma malhada das petolas...

Eu não sei o nome desta planta mas tem faz um efeito muito bonito.

Para finalizar esta mensagem deixo-vos, com uma fotografia que não tem nada a ver com flores, mas que foi tirada em casa do amigo, esta fantástica lua cheia.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cabo Verde - Pedra de Lume

A ilha deve seu nome à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume.

A ilha, praticamente deserta, só começou a ter actividade económica expressiva com a exploração das suas salinas, tornando-se exportadora de sal até meados de 1980.

As Salinas de Pedra de Lume encontram-se na cratera de um vulcão adormecido.

Os cabo verdianos dizem que esta salina tem o cérebro dos portugueses e o músculo dos escravos.
Esta armação que se vê em madeira liga as salinas à zona costeira de onde os barcos levavam o sal.

Temos assim uma vista geral da salina, de onde actualmente ainda é retirado Sal.
No lado direito do passadiço por onde se vêm pessoas a passar fizemos uma experiência: descalços fomos andando pela agua fora, à medida que andávamos mais para dentro a superfície da terra estava a ficar mais quente ao ponto de se tornar insuportável dado que estávamos cada vez mais perto da raiz do vulcão.

Porém era possível boiar porque a superfície da agua estava constantemente em renovação não aquecendo.

Esta fotografia foi tirada com a maquina no chão para termos a noção da quantidade de sal existente, mesmo pelos sítios onde nós passávamos.


A água tem 15% maior concentração de sal do que no mar, ao entrarmos na água deparamos com uma sensação estranha, uma ausência de gravidade, por mais que tentássemos ir ao fundo não dava... e não, não era pela minha forma gordinha...

AIIIII.... Já que saudades....


sábado, 15 de agosto de 2009

Cabo Verde - Espargos

Outro ponto de paragem foi Espargos, a 18km de Santa Maria, a vila onde a maioria dos cabo verdianos vivem.

O caminho de Palmeiras para Espargos foi feito pelo deserto, contornando o Monte Grande, a elevação mais alta da ilha, com 403m.

Depois de contornar este monte visualizei um fenómeno muito recorrente no deserto: uma miragem...

Esta imagem foi a primeira que tivemos desta elevação:
Esta segunda imagem parece que o monte está rodeado de água, mas é simplesmente as ondas de calor que reflectem esta imagem.
A imagem que se segue não é da melhor qualidade pois foi tirada do autocarro, com os vidros fechados e com algum pó acumulado ao longo da viagem.Mas mesmo assim, conseguimos ter noção da pobreza que se vive, sem ser nas zonas turísticas Na ilha do Sal existem duas torres eólicas, contudo por falta de manutenção uma já não trabalha tendo caído uma das pás...

A ultima imagem de Espargos que vos deixo é a do mercado, mínimo, que no máximo levará 8 a 10 bancas de venda.