sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Angra do Heroísmo

Isto parece tão mal... quem costumava actualizar o blog quase no dia seguinte a tirar as fotos... mas o tempo não tem sido muito.

Ora bem, vamos viajar até a uma Ilha portuguesa, na qual já tinha estado em 1998 mas que pouco tive tempo para conhecer...

Ilha Terceira...

O nosso posto de estadia era Angra do Heroísmo, e tal como todos os turistas a primeira coisa a fazer-se é o reconhecimento do sitio onde estamos, como tal fomos fazer um passeio a pé pela vila e vejam o que descobri numa ruela refundida:

O caminhar pela vila fez-me recordar memórias de alguns anos atrás... e a que mais me ficou foi sem dúvida as cores das casas, como podemos verificar nesta fotografia.

Um dos sítios obrigatórios de passagem é o Monte Brasil que nos proporciona uma vista fantástica sobre a cidade de Angra.
E sobre a marina, que para mim é nova :)

Se no meio de umas férias precisarmos de um sitio calmo e relaxante, o Jardim Botânico é uma excelente opção, não pensem que é tipo o de Lisboa que não tem nada a ver, é um jardim relativamente pequeno nas traseiras de um dos mais emblemáticos hotéis de Angra.
Um dos locais mais maravilhosos onde podemos contemplar Angra Do Heroísmo, cidade Património da Humanidade, é o Alto da Memória, construído em homenagem da visita do rei D. Pedro IV.

Que nos proporciona uma vista estupenda sobre a cidade.

Bem perto da cidade de Angra encontra-se um lugar mágico, uma vila piscatória, São Mateus da Calheta.

As pessoas são humildes mas super bem dispostas, tive a sorte de poder assistir às festas da vila, onde as mulheres fizeram uma passadeira de flores no porto para a passagem da procissão, mas demonstram um a vontade,a cantar no meio da rua indiferentes a quem passa e fica a ver.
Não tenho por hábito fazer publicidade a que seja, contudo não posso deixar passar uma fantástico restaurante em São Mateus, nesta fotografia é o edifício em azul, contudo todas as pessoas conhecem, Restaurante Beira Mar. Come-se um peixinho absolutamente divinal.

Foi-me proporcionado um passeio de barco, entre vários sítios onde fui, gostei bastante da baía perto do Monte Brasil.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escaroupim

Bem estou de volta!

Mais um fim de semana passado com os amigos... desta vez no Ribatejo. Marinhais mais propriamente.

A seguir ao almoço nada como um passeio até à beira de água mesmo que seja de uma barragem com àgua parada e cheia de mosquitos. À parte nao deixa de ser muito bonita!



No domingo para despedir-mos de terras ribatejanas fomos até ao Escaroupim.

Proporcionou imagens fantasticas mesmo com a maré baixa.

Ao fundo consegue-se ver a praia de Valada, já alvo de uma entrada neste blog .

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Valada

Foi muito perto do Cartaxo que descobri uma aldeia muito bonita na margem Norte do Rio Tejo.


Valada situa-se numa zona larga e calma do Tejo que permite a realização de bastantes desportos ligados à agua. Infelizmente neste dia não existia qualquer tipo de competição.

Uma zona bem arranjada que em dias soalheiros permite uns bons banhos :)


Existe também uma marina, com muitos barcos de recreio mas também de pesca tradicional, como o exemplar desta imagem.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Serra do Açor... ou perto dela

Um fim de semana passado na terra do avô, ou seja, uma aldeia entre Tábua e Arganil (quem não sabe e quiser saber...vá ao mapa procurar)...

Para começar que tal dar um belo mergulho no Rio Alva, numa aldeia chamada Secarias. Uma pequena barragem faz as delicias dos miúdos e graúdos...

Continuando, fui dar a vila de Coja, no município de Arganil, vale uma visita para os amantes da fotografia, dado que tem sítios maravilhosos para fotografar, já para banhistas eu não recomendo, infelizmente.


Em Coja encontrei uma placa que dizia Fraga da Pena, disse para mim, ai está um recanto ao qual nunca fui, nem sequer sabia o que esperar...


Estacionei o carro e comecei a caminhar serra a dentro, literalmente. O trabalho de recuperação do passadiço é incrível, todo em laje de xisto...


Começa-se a descer e ouve-se os fantásticos sons da natureza... pássaros, folhas a mexer e... água. Encontramo-nos a imaginar no que iremos encontrar, mas acho que qualquer imagem que nos passa pela cabeça não chega a isto:


Passando a ponte e ouvindo água a cair, tem-se esta imagem... não há palavras para descrever...


Do meio da pequena lagoa formada pela Cascata Fraga da Pena, dá para perceber a transparência da água... Simplesmente um sítio mágico!


Por fim o passeio terminou com uma tentativa de ida a uma das aldeias mais típicas de Portugal, o Piodão.
Existe um trabalho de recuperação das casas em xisto e telhados de laje, à noite com a aldeia iluminada é chamada "Aldeia Presépio".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Évora

Isto de estar muito tempo sem escrever no blog não vai com nada... ainda por cima quando durante estes 5 meses há tantas histórias para contar, tantos sítios para mostrar...
Na véspera da Revolução dos Cravos, lá fui eu almoçar a Évora e passear por terras além Tejo. Pena foi o tempo chuvoso que apanhei.


Para começar, mal chegamos fomos almoçar (como não podia deixar de ser) se bem que podia ter sido um pouco melhor, menos quantidade, mais qualidade, mas enfim não se pode ter tudo.


Assim para "desmoer" o almoço iniciamos o típico passeio pela zona histórica da cidade, Praça do Giraldo (pena estar em recuperação e como tal não existe foto).


Subir a rua até à Sé...

Virar à esquerda para o Templo Romano de Évora também conhecido como Templo de Diana.


Está imagem temos uma bela perspectiva do Templo de Diana com a Pousada dos Lóios ao fundo.


O dia ainda era um criança e como tal decidimos ir até Reguengos de Monsaraz. A entrada na vila é feita por este pórtico.


O chão da vila é todo feito por este tipo de empedrado. Eis a igreja...


A vista de parte da muralha é absolutamente fantástica, água, devido à barragem do Alqueva.

Acabo este passeio pelo Alentejo com uma vista sobre a rua principal de Monsaraz tirada da praça de touros.

sábado, 10 de abril de 2010

Passeio por Sintra

Cá estou eu de volta 2 meses depois do ultimo post.

Mas tenho a dizer que este fim de semana foi muito produtivo, ou melhor o final de sábado de tarde... deu para passear por Sintra.

Comecei pelo centro da vila bem perto do Palácio Nacional de Sintra com vista para o Castelo dos Mouros.


Uma bonita vista sobre o Palácio Nacional, numa excelente tarde de sol.


Do outro lado do vale e com vista privilegiada sobre o Palácio encontram-se estás duas maravilhosas casas senhoriais.



Já no parque da pena, a subir para o Palácio, encontramos esta Entrada dos Lagos.



Já dentro do do Parque da Pena, por um dos diversos caminho que existem e quando tirava fotografia a uma flor (não podia deixar de ser) este belo melro foi poisar a meu lado...


Dos terraços do Palácio da Pena conseguimos observar esta estátua, em homenagem aos guerreiros.


Também temos esta vista maravilhosa sobre Lisboa, mesmo que muito ao longe.


Está é uma janela muito conhecida, um pórtico alegórico com a representação do Tritão.

Uma bonita fotografia do páteo dos arcos, sobre o final de tarde soalheira.

Uma vista excepcional sobre o Castelo dos Mouros...


Esta torre é simplesmente lindíssima, Guarita, de seu nome, se não me engano:


Já fora do Parque da Pena.


Com uma torre bem bonita, que vou ter de aprofundar o seu significado...

No caminho para Colares, esta ponte, com esta árvore em flor despertaram-me a atenção.


A descer a serra de Sintra ao longo do caminho existem enumeras quedas de agua...


... decorrentes de muitas pequenas represas.


Para terminar este passeio, o pôr do sol na Praia Grande...