segunda-feira, 6 de julho de 2009

Anos do Papi - Tomar

Este fim de semana foi dedicado "à santa terrinha" ou melhor a terra do Pai. Foi também um fim de semana de festa com os anos do pai e o convívio com grande parte da "famélia".

Tomar é cidade Templária, não querendo ser exaustiva na história da cidade, vou deixar um breve registo para se perceber o porquê desta denominação.

Em 1160 iniciou-se a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal. Mais tarde, em 1314, o Papa aboliu a Ordem dos Templários em toda a Europa, tendo sido criada a Ordem de Cristo.

Actualmente ainda existem muitos símbolos dessas ordens, o mítico Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais (da qual não tenho uma única fotografia, ficando para a próxima visita a Tomar).

Deixo-vos com uma perspectiva diferente das ruínas do convento...


Este aqueduto abastecia o convento, esta terra ainda fica a alguns quilómetos da cidade.


A parte baixa da cidade está construída nas margens do rio Nabão permitindo excelentes fotografias como esta, tirada do miradouro do Convento de Cristo.


Esta foto foi tirada mesmo no centro da cidade ao lado do jardim, onde existe uma pequena represa.


Outro sitio que eu adoro em Tomar é o Agroal, com as suas águas termais que os antigos dizem que curam problemas de pele.

O ano passado a zona do Agroal sofreu uma requalificação, que transformou por completo esta área do rio.


Esta pequena piscina proporciona imagens fantásticas...



Por fim, enquanto estava a molhar os pés (claro está) deparei-me entre pequenos peixes, berbigão de agua doce, com um lavagante.


Sem comentários: