sábado, 15 de agosto de 2009

Cabo Verde - Palmeiras

Eis os autocarros utilizados para o turismo, para as visitas a ilha. Deixo o registo que a maior parte do caminho é feito em zonas aredas, com muitas pedras.


Outro sitio onde fomos foi à vila de Palmeiras, mas antes vou deixar o registo de uma ilha muito colada à do Sal, a ilha do Leão. O nome deve-se à sua forma parecida a um Leão...


A água que nós dispomos no nosso hotel, nas canalizações não é potável, assim nas zonas mais remotas as crianças é que vão buscar a àgua ao fontanário:


Está é uma típica loja de lembranças cabo verdiana, sem ser as lojas dos hotéis:


Palmeiras é uma vila piscatória, esta fotografia mostra um belo espécime de atum, o peixe era todo tratado no pequeno porto improvisado.



Um sitio muito bonito perto desta vila é a Buracona, que tem este nome devido ao buraco que existe no solo onde há agua, quando está um dia como muito sol parece um "olho azul".


Também tem uma língua de agua no meio das rochas que forma uma piscina natural com um fundo azul turquesa.

Cabo Verde - Santa Maria

Este ano optei por fazer umas férias como deve de ser, para descansar. O destino escolhido foi Cabo Verde.

Vou separar esta narrativa por vários post´s para ficar mais bem organizado e perceptível.

Antes de mais vou fazer uma pequena introdução: Cabo Verde (ou Cape Verde, como eles dizem) é um arquipélago constituído por 10 ilhas habitadas, 8 das quais de origem vulcânica.

Fiquei na ilha do Sal, a ilha mais virada para o turismo, A ilha tem um aspecto estéril, sem o relevo que se pode esperar de uma ilha vulcânica. Existem quatro pontos de interesse nesta ilha: Santa Maria, Espargos, Palmeiras e Pedra de Lume

O meu hotel era o Riu Funana, na praia de Santa Maria. É uma vila mais virada para o turismo com o areal de 8km

Eis a fachada do meu hotel, que pertence a um resort composto por outro hotel igual.

No meio do resort, na "rotunda", no ponto de encontro, a sombra era feita por um conjunto de barcos virados ao contrário, super original.

O hotel dispunha de duas piscinas, uma delas com jacuzzi e bar dentro da própria piscina como podemos ver na imagem seguinte.

Acabo este post com este Pôr do Sol deliciosa que já deixa imensas saudades...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fraquinho... Fraquinho...

Este fim de semana foi o descanso total, nem fotos quase tirei. Fui para Tomar, mas só vim à cidade no final do dia de sábado para a clássica Festa da Cerveja.
Assim a única foto que foi esta, uma vista do rio e da ponte velha.
Agora vou estar duas semanas sem escrever, mas prometo vir com novidades e lindas fotografias...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Fim de Semana no Fundão

Este fim de semana foi um tanto ou quanto agitado... um casamento e 3 dias de festa, como nos casamentos ciganos.
Vamos lá começar o relato: depois de 3h30 de caminho (:s) e de nos perdemos conseguimos dar com a praia fluvial de Valhelhas, conselho da Guarda, literalmente trancada no meio da Serra da Estrela (creio que a um).

Esta praia está muito bem arranjada com um parque de merendas e churrasqueira gigante e tudo. É sem dúvida um sitio a visitar por todos...
No domingo foi o dia do esperado casamento, mas de manha ainda deu para tirar fotos da vista que se tem da varanda de casa de um amigo.

De um lado a Serra da Gardunha...
Do outro a Serra da Estrela...

Na segunda, acordamos decididos a ir dar um mergulho na piscina de um conhecido. A casa é absolutamente linda...

Toda em pedra com uma piscina de agua salgada, com uma capela, e com a decoração rústica. eu fiquei boquiaberta, até porque já tinha ouvido falar da casa e muito. É impossível descrever só vendo...

Ao pé da adega está esta carroça recuperada, que tem os cântaros antigos do azeite...
Tudo foi recuperado, inclusive o poço.

No caminho para Lisboa ainda tivemos tempo de ver duas aldeias lindíssimas pela sua preservação arquitetonica.

A primeira paragem foi em Alpedrinha...
A segunda paragem foi em Castelo Novo...


terça-feira, 21 de julho de 2009

Passeio Margem Sul com os Pais

Este fim de semana dediquei ao tempo útil com a família... Fomos até ao Meco.


Onde podíamos avistar a praia da Lagoa de Albufeira...que aconselho vivamente.




Uma particularidade que eu não pude deixar de fotografar, perto do parque de campismo, no meio do pó causado pelos carro e do vento forte que se fazia sentir, estavam dois cavalos na sua tranquilidade a pastar...


Para almoço como não podia deixar de ser foi um peixinho em Sesimbra onde mal tirei fotos, apenas esta e não está alinhada com a linha de água... havia muito vento, era difícil estabilizar.


De Sesimbra pensamos em ir a Tróia ver as modificações resultantes do novo empreendimento turístico, mas a fila para o ferry era um quanto longa ao qual desistimos.


Assim fomos até ao Seixal...





Parque das Nações

Tenho tido tanto trabalho que nem tenho posto nenhumas fotos...com muita pena minha.

Mas vamos lá recuperar o tempo perdido. No domingo, 12 ao final da tarde fui até ao Parque das Nações aproveitar o pôr o sol.

Comecei pela magnifica Ponte Vasco da Gama e com o pontão sobre o rio


No meio do rio existiam muitas coisas como estas com cores diferente, fiquei curiosa para perceber para que servia. Será para medir o nível da água do rio ou para avisar que é uma zona com menor profundidade? Fica aqui a questão...


Tal como eu havia muitas pessoas a passear, a fazer a sua corrida ou simplesmente a apreciar a vista.


Um dos recantos mais bonitos desta zona ribeirinha é sem dúvida os jardins Garcia da Horta, com as suas árvores, flores e lagos. Este é um belo exemplar de bunganvilias:

E como não podia deixar de ser... uma fotografia do Pôr do Sol.



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Anos do Papi - Tomar

Este fim de semana foi dedicado "à santa terrinha" ou melhor a terra do Pai. Foi também um fim de semana de festa com os anos do pai e o convívio com grande parte da "famélia".

Tomar é cidade Templária, não querendo ser exaustiva na história da cidade, vou deixar um breve registo para se perceber o porquê desta denominação.

Em 1160 iniciou-se a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal. Mais tarde, em 1314, o Papa aboliu a Ordem dos Templários em toda a Europa, tendo sido criada a Ordem de Cristo.

Actualmente ainda existem muitos símbolos dessas ordens, o mítico Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais (da qual não tenho uma única fotografia, ficando para a próxima visita a Tomar).

Deixo-vos com uma perspectiva diferente das ruínas do convento...


Este aqueduto abastecia o convento, esta terra ainda fica a alguns quilómetos da cidade.


A parte baixa da cidade está construída nas margens do rio Nabão permitindo excelentes fotografias como esta, tirada do miradouro do Convento de Cristo.


Esta foto foi tirada mesmo no centro da cidade ao lado do jardim, onde existe uma pequena represa.


Outro sitio que eu adoro em Tomar é o Agroal, com as suas águas termais que os antigos dizem que curam problemas de pele.

O ano passado a zona do Agroal sofreu uma requalificação, que transformou por completo esta área do rio.


Esta pequena piscina proporciona imagens fantásticas...



Por fim, enquanto estava a molhar os pés (claro está) deparei-me entre pequenos peixes, berbigão de agua doce, com um lavagante.