terça-feira, 28 de julho de 2009

Fim de Semana no Fundão

Este fim de semana foi um tanto ou quanto agitado... um casamento e 3 dias de festa, como nos casamentos ciganos.
Vamos lá começar o relato: depois de 3h30 de caminho (:s) e de nos perdemos conseguimos dar com a praia fluvial de Valhelhas, conselho da Guarda, literalmente trancada no meio da Serra da Estrela (creio que a um).

Esta praia está muito bem arranjada com um parque de merendas e churrasqueira gigante e tudo. É sem dúvida um sitio a visitar por todos...
No domingo foi o dia do esperado casamento, mas de manha ainda deu para tirar fotos da vista que se tem da varanda de casa de um amigo.

De um lado a Serra da Gardunha...
Do outro a Serra da Estrela...

Na segunda, acordamos decididos a ir dar um mergulho na piscina de um conhecido. A casa é absolutamente linda...

Toda em pedra com uma piscina de agua salgada, com uma capela, e com a decoração rústica. eu fiquei boquiaberta, até porque já tinha ouvido falar da casa e muito. É impossível descrever só vendo...

Ao pé da adega está esta carroça recuperada, que tem os cântaros antigos do azeite...
Tudo foi recuperado, inclusive o poço.

No caminho para Lisboa ainda tivemos tempo de ver duas aldeias lindíssimas pela sua preservação arquitetonica.

A primeira paragem foi em Alpedrinha...
A segunda paragem foi em Castelo Novo...


terça-feira, 21 de julho de 2009

Passeio Margem Sul com os Pais

Este fim de semana dediquei ao tempo útil com a família... Fomos até ao Meco.


Onde podíamos avistar a praia da Lagoa de Albufeira...que aconselho vivamente.




Uma particularidade que eu não pude deixar de fotografar, perto do parque de campismo, no meio do pó causado pelos carro e do vento forte que se fazia sentir, estavam dois cavalos na sua tranquilidade a pastar...


Para almoço como não podia deixar de ser foi um peixinho em Sesimbra onde mal tirei fotos, apenas esta e não está alinhada com a linha de água... havia muito vento, era difícil estabilizar.


De Sesimbra pensamos em ir a Tróia ver as modificações resultantes do novo empreendimento turístico, mas a fila para o ferry era um quanto longa ao qual desistimos.


Assim fomos até ao Seixal...





Parque das Nações

Tenho tido tanto trabalho que nem tenho posto nenhumas fotos...com muita pena minha.

Mas vamos lá recuperar o tempo perdido. No domingo, 12 ao final da tarde fui até ao Parque das Nações aproveitar o pôr o sol.

Comecei pela magnifica Ponte Vasco da Gama e com o pontão sobre o rio


No meio do rio existiam muitas coisas como estas com cores diferente, fiquei curiosa para perceber para que servia. Será para medir o nível da água do rio ou para avisar que é uma zona com menor profundidade? Fica aqui a questão...


Tal como eu havia muitas pessoas a passear, a fazer a sua corrida ou simplesmente a apreciar a vista.


Um dos recantos mais bonitos desta zona ribeirinha é sem dúvida os jardins Garcia da Horta, com as suas árvores, flores e lagos. Este é um belo exemplar de bunganvilias:

E como não podia deixar de ser... uma fotografia do Pôr do Sol.



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Anos do Papi - Tomar

Este fim de semana foi dedicado "à santa terrinha" ou melhor a terra do Pai. Foi também um fim de semana de festa com os anos do pai e o convívio com grande parte da "famélia".

Tomar é cidade Templária, não querendo ser exaustiva na história da cidade, vou deixar um breve registo para se perceber o porquê desta denominação.

Em 1160 iniciou-se a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal. Mais tarde, em 1314, o Papa aboliu a Ordem dos Templários em toda a Europa, tendo sido criada a Ordem de Cristo.

Actualmente ainda existem muitos símbolos dessas ordens, o mítico Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais (da qual não tenho uma única fotografia, ficando para a próxima visita a Tomar).

Deixo-vos com uma perspectiva diferente das ruínas do convento...


Este aqueduto abastecia o convento, esta terra ainda fica a alguns quilómetos da cidade.


A parte baixa da cidade está construída nas margens do rio Nabão permitindo excelentes fotografias como esta, tirada do miradouro do Convento de Cristo.


Esta foto foi tirada mesmo no centro da cidade ao lado do jardim, onde existe uma pequena represa.


Outro sitio que eu adoro em Tomar é o Agroal, com as suas águas termais que os antigos dizem que curam problemas de pele.

O ano passado a zona do Agroal sofreu uma requalificação, que transformou por completo esta área do rio.


Esta pequena piscina proporciona imagens fantásticas...



Por fim, enquanto estava a molhar os pés (claro está) deparei-me entre pequenos peixes, berbigão de agua doce, com um lavagante.


domingo, 28 de junho de 2009

Fim de Tarde em Cascais

Nada melhor do que aproveitar o final da semana para tirar umas quantas fotos.

Desta vez o meu passeio foi bem perto de Lisboa, mais propriamente pelo conselho de Cascais.

Começei pela caracteristica praia de Carcavelos, neste final de dia com os praticantes de surf, neste caso Kit-Surf.


Bem como com a prática comum de vela


Depois rumei pela marginal (uma estrada com uma vista singular) para Cascais, junto a frente ribeirinha, com os barcos de pesca fundeados.


Não poderia ir a Cascais e não ir até à Boca do Inferno, onde apanhei uma gaivota no cimo de uma chaminé a arranjar a sua penugem.


O Cabo da Roca é um lugar fantastico para tirar fotografias num fim de dia como este, sobre o Farol


Ainda deu para ir dar um pulo a Praia do Guincho...


... onde a serra e a praia se juntam...


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fim de Semana com os amigos no alentejo

Este fim de semana foi recheado de fotografias, 600, mas existem muitas que têm interesse só para os participantes do fim de semana.

Mesmo assim podem ficar umas quantas para marcar a data.

Fomos para um monte, Marquita Bela (www.cercademarquitabela.com) no Baixo e Interior Alentejo, a uns 20Km de Serpa, com 12 hectares de Olival.

Chegamos a Vila Nova de São Bento, que era a vila que ficava mais perto do monte já deviam ser umas 22h, um dos carros seguiu para a quinta e o outro foi a procura de restaurante, encontramos um bom, que a essa hora estava disposto a servir-nos jantar.

Após o jantar seguimos para a quinta, ainda tivemos tempo de dar um mergulho na piscina :)

No sábado estava um calor insuportável já as 10h, ou melhor apenas suportável dentro da piscina.



Acordamos com o pequeno almoço pendurado num prego perto da porta, um queijinho, pãozinho alentejano, fiambre, manteiga e leite.

A tarde fomos almoçar a mais um restaurante simpático desta vez numa aldeia perto do monte, Vale de Vargo, antes de irmos de volta para o monte, fomos a um "supermercado" comprar o nosso jantar e o almoço de Domingo.

Aproveitamos e compramos uma coisa maravilhosa, uma baliza insuflável. Fantástico foi encher a baliza e colocar as redes.


Começamos a fazer apostas de quanto tempo duraria esta baliza, surpreendente durou ate domingo, ate começarmos a saltar para cima dela.

A colocação da baliza é que não foi nada estratégica, ficou do lado onde estava a cerca.



Ou seja, cada vez que a bola era chutada com maior força tínhamos de sair da quinta para a ir buscar



Com o calorão que se fazia sentir na quinta até o cão que está habituado se teve de sentar à sombra.


À tarde fomos dar uma volta pela quinta, até à casa dos caseiros ver os animais, há de tudo, desde patos, ovelhas, pavões, faisões e avestruzes.


O domingo começou da mesma maneira que sábado, com calor e o pequeno almoço no prego.

Infelizmente já era dia de saída :(

Mesmo assim ainda deu para estarmos um par de horas na piscina e tirar mais fotos como esta ao lagarto, que rabo bem comprido.



E claro as clássicas fotos à "baiuca", como podem ver aproveitaram a típica lareira alentejana e fizeram uma coisa mais moderna, mas sem duvida o que mais gostei desta casa foi o tecto, está mesmo espectacular.


Já de regresso a Lisboa, numa das várias paragens que forma feitas, lá estava uma cegonha no topo de um pinheiro a ver o por do sol.



E assim terminou o fim de semana no Alentejo, com a companhia perfeita...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Remember

Cá estou eu de volta... tenho que confessar que este fim de semana não tirei uma única fotografia digna de se ver...

Fui até às Caldas da Rainha, mas o tempo estava tão fraquinho que não deu pica para tirar fotos. Contudo fui à Foz do Arelho e lembrei-me de umas fotos que tirei no 2º dia deste ano.

A lagoa de Óbidos/Foz do Arelho é composta por duas praias, a sul a praia do Bom Sucesso que se tem acesso pela zona de Óbidos, a praia ao fundo desta fotografia.


Estas plantas são muito giras e que têm uma função muito importante, são responsáveis pela manutenção das dunas. De verão dão umas flores.


A lagoa tem uma língua de água até ao mar que alimenta a renovação da lagoa. Neste momento correm obras de renovação do canal para que o assoreamento da lagoa não aconteça.

Dado que este conjunto de fotografias foram tiradas em pleno inverno, proporcionou esta imagem fantástica das pedrinhas. Nesta altura começou a chover a potes e fui embora.
Assim, acaba a minha viagem até aos primeiros dias do ano...